MEMÓRIA RECENTE / ABRIL

 

CAFÉ COM ARTISTAS

Dia 28.04 - Dentro do plano de atividades para as comemorações dos 250 anos da Igreja Matriz de Sant’Ana a Paróquia realizou um café da manhã no salão do Convento do Desterro, para o qual foram convidados 35 artistas ( pintores, escultores, fotógrafos, ceramistas, artistas plásticos em geral). Objetivo: apoio à realização de uma exposição sobre Sant’Ana à realizar-se em setembro.

Veja cobertura completa clicando o link “Festa da Padroeira 2010 - Preparação”

CASA DE APOIO PADRE LUNA

Dia 26.04 - Foram conclúidas as reformas das instalações da Casa de Apoio Padre Luna,  realizadas com o objetivo de oferecer melhores condições de atendimento ambulatorial aos mais carentes. As paredes foram revestidas de cerâmica, foi modernizada a rede hidráulica e colocados apafelhos de ar condicionado nos consultórios médicos. Um agradecimento especial ao paroquiano Alberto Neves que doou parte do material utilizado. Para as demais despezas foram utilizados recursos advindos da Festa das Mães 2009 realizada no Hotel da Bahia.

 

  ENCONTRO DE NOIVOS

Marca da Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar -  Setor Pré Matrimonial, através do Grupo Esperança Renovada, realizou seu segundo Encontro de Noivos deste ano no dia 25 de abril no Convento do Desterro .

 

Marca Feira da Paróquia - 1

Dia 19 de abril,  segunda, 20:00h, no apartamento paroquial, nova reunião para traçar os planos com vistas à realização da Feira da Paróquia.

 

REUNIÃO DOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO

INÍCIO DO CURSO SOBRE EUCARISTIA

Eucaristia1 - site

No dia 17 de abril, sábado, no Convento do Desterro, das 08:30 às11:00h, houve uma reunião com o Coordenador Arquidiocesano dos MEC, Diácono Daniel Silveira. Essa reunião foi iniciada com uma palestra do nosso irmão Elias Darzé sobre o tema EUCARISTIA, ponto de partida para o Curso sobre o referido tema , que terá prosseguimento nos sábados seguintes

6º Conage

GESTÃO E COMUNICAÇÃO - conhecimento, estratégia e inclusão digital na Igreja

 

Nos dias 8 a 10 de abril, Pe. Abel e Ribeiro, este último representando o Conselho Paroquial de Pastoral, estiveram  em São Paulo para participar do CONAGE - Congresso Nacional de Gestão Eclesial, evento  realizado paralelamente à EXPO CATÓLICA 2010. O Congresso foi um momento de  formação, aprendizado e atualização focado na utilização dos recursos tecnológicos e virtuais para um bom gerenciamento paroquial e comunitário. e nele foram   abordados os seguintes assuntos:

Ciclo 1 -Admnistração eclesial e comunicação (Conhecimento, estratégia e inclusão digital na Igreja ; evangelizar pela internet em uma civilização planetária; Os desafios e novos caminhos da gestão paroquial no contexto urbano)

Ciclo 2 - Liderança e Direito Canônico (O lider comunicador em ação;o dia-a-dia da Paróquia fecundado pelos Conselhos Paroquiais;

Ciclo 3 - Gestão e Marketing (O cuidado com a saúde do líder; a contabilidade paroquial em ordem; o marketing na gestão eclesial - como aproveitar seus benefícios)

Ciclo 4 - Dízimo e Secretaria (Manual de gestão Eclesial da Cnbb; Secretaria Paroquial na era digital; o Dízimo e as obras de misericórdia em uma administração participativ

MARÇO 2010

EXCURSÃO À NOVA JERUSALÉM (PE)

Conforme  programado aconteceu a  peregrinação paroquial à Nova Jerusalém (Pe.) Padre Abel à frente. A ida  aconteceu no dia 28/3 (Domingo de Ramos pela manhã) e o grupo  retornou a Salvador na Terça, dia 30/3. Clique no link “Peregrinação à Nova Jerusalém” e veja  uma ampla reportagem sobre o acontecimento.

 

VIA SACRA NO JARDIM BAIANO

No  dia 26 de março, sexta-feira, 20 horas, com um boa presença de fiéis,  nossa Paróquia realizou mais uma vez,  a Via-Sacra na Praça Olga Metting, Jardim Baiano. O convite abaixo foi   distribuído previamente a todos os paroquianos e residências no bairro. Nos próximos dias , assim que nos forem fornecidas, publicaremos fotos do evento.

DIVULGAÇÃO DA PARÓQUIA - MUTIRÃO - A Coordenação do Conselho Paroquial de Pastoral, dividiu a área territorial da Paróquia em 4 setores (Joana Angélica; Jardim Baiano, Palma e Mouraria; Campo da Polvora) com o objetivo, considerado prioritário por Pe. Abel, de fazer chegar a cada residência e a cada prédio um exemplar do jornal “Sant’Ana Hoje” e um carta circular salientando que a Igreja Matriz está em reforma, mas a Paróquia continua ativa e funcionando normalmente na Igreja do Convento do Desterro. Na referida circular já se divulga a programação para a Semana Santa e convida a todos a participarem das celebrações. Cada setor tem uma coordenação:

Campo da Pólvora - Antonio Santana - 3321-3050 / 9977-3050

Joana Angélica       - Clélia Mores - 3321-5136 / 8808-9783

Jardim Baiano        - Francisco Batista - 3337-2941 / 8829-3116

Palma e Mouraria   - Maria Francisca Silva - 3359-3265 / 9988-3361 e

                                      Regina Amado    - 3334-0327 / 8791-3007

As equipes de distribuição estão formadas, mas precisam de reforços. Não esperem ser chamados. Adiantem-se telefonando aos Coordenadores e oferecendo seus préstimos.

No princípio de abril, os grupos voltarão a distribuir, desta vez com o Sant’Ana Hoje de abril, cobrindo ruas e prédios não atingidos pelo mutirão de março.

 

FESTA DA PADROEIRA 2010

Equipe de Liturgia

Foto de Sant'Ana - site - noticias da Paroquia        Liturgia - calice - site -noticias da Paróquia

Todas as Equipes estão se movimentando com vistas a Festa de Sant’Ana 2010 e as celebrações dos 250 anos da Igreja Matriz. Dia 25 a Equipe de Liturgia, coordenada por Carlinhos e Virgininha Cunha,  realizou uma reunião altamente produtiva, oportunidade em que se definiu a tarefa de todos. Fazem parte da Equipe de Liturgia da Festa da Padroeira:

Edwin e Aninha / Renê e Diva / Luciano e Olívia / Zé Miguel e Theó / Cláudio e Marieli / Everaldo e Altair / Arnóbio e Telma / Alaor e Mabel / Reinaldo e Lucinha / Augusto e Ângela / Alberto e Leda / Joilson e Dalva/ Cid e Gagá /Ana FerreiraAna Pereira / Joana Angélica.

 

RETIRO QUARESMAL

No  dia 24 de março, concluiu-se -se o Retiro Quaresmal iniciado em 24 de fevereiro. Veja abaixo cobertura completa do referido Retiro, que neste ano alcanço sucesso ainda maior que o do ano passado.

Cristo no Deserto - Site interno

 

Dia 24/2 a Paróquia deu início ao seu “Retiro Quaresmal”. A exemplo de anos anteriores,  durante seis Quartas-Feiras sempre às 06:30h, Pe. Abel presidirá a celebração penitencial, este ano ajudado pelo Padre James Roberto, sj, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes (Garcia) que ficará encarregada das pregações.

À celebração, ocorreram cerca de 70 pessoas, número bastante razoável considerando-se o horário e ser a celebração inicial.

Após entoar-se o canto  “Conheço um Coração” (Pe. Joãozinho), Pe. Abel procedeu à  bênção da água e após esta, convidou a todos para se dirigirem atém pequeno altar e banhar os olhos com a água benta, para que a água “servisse de colírio para nossos olhos, para podermos enxergar os outros com os olhos de Deus”, o que foi feito enquanto se entoava o cântico “Lava-me Senhor com Teu Espírito” e se pedia a Deus que deixasse sentirmos seu fogo de amor em nosso corações.

A leitura (Jn 3,1-10) foi proclamada por Abílio Bitencourt e o salmo (Ó Senhor não desprezeis um coração arrependido) recitado pela Irmã Isabel (Convento do Desterro).

Seguiu-se o canto “Eu vim pra te escutar”, a proclamação do Evangelho por Pe. James e a pregação do dia e explicação de como acontecerá o “Retiro Quaresmal”

Pe. James enfatizou o objetivo de “viver intensamente o tempo da Quaresma”, e que o Retiro será um Roteiro de exercício da oração diária, organizado para as seis semanas de preparação para a Páscoa. Será uma experiência pessoal de encontro com Deus, devendo-se reservar diariamente um tempo entre 20 e 30 minutos. Na Quarta-Feira seguinte, será feita uma partilha da experiência da semana anterior. (Veja roteiro completo logo a seguir).

Seguiu-se as preces e ofertório, sempre com cânticos muito bem escolhidos e animados por Aloísio. Após a comunhão, ao encerrar a celebração Pe. Abel exortou a todos a perseverar nesta caminhada de oração,  e motivar outras pessoas e anunciou o jejum para esta semana:

“Ver o mundo e as pessoas com os olhos de Deus. Se puder ajudar alguém vá ao encontro. Se não puder, reze por ele (a)”

 

RETIRO QUARESMAL

REFLEXÕES NA PARÓQUIA DE SANT’ANA – 2010

Síntese Pe. James Roberto,sj

 

Introdução

       Quaresma é tempo de preparação para a Páscoa. Duas atitudes fundamentais deste tempo para todo o cristão: a conversão do coração e a solidariedade para com os necessitados. A oração é o melhor meio para orientar a vida neste caminho.

          Quaresma é um período de quarenta dias, que vai da Quarta-feira de Cinzas até a Vigília Pascal. Lembram os 40anos do povo de Deus no deserto e os 40 dias que Jesus passou no deserto, preparando-se para a sua missão.

           Em 2010, a Campanha da Fraternidade nos faz a proposta de viver a fraternidade especialmente como os irmãos e irmãs da Economia, inspirando-nos com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”

            Esta proposta trata-se de um roteiro de exercícios de oração diária, organizado para as seis semanas da Quaresma em preparação à Páscoa.

            A principal condição para participar dele é sentir o desejo de fazer uma experiência pessoal, de encontro com Deus. Uma vez tomada esta decisão, você se compromete:

 1 – Reservar diariamente um tempo de 20 a 30 minutos para a oração pessoal. 

 2 – Reservar no fim do dia alguns minutos para uma parada “amorosa”, e

 3 – Partilhar sua oração

 

Roteiro para a oração

 

a) Escolher a hora e o lugar mais apropriado para a oração

b) Acolher a presença de Deus, saber que Ele me quer junto de si.

c) Pedir a luz do Espírito Santo para que Ele me dirija e inspire.

d) Rezar no início de minha oração, esta oração preparatória.

 

  • Aqui estou meu Deus, diante de ti.
  • Tal como sou agora.
  • Estou sentado diante de ti, Senhor.
  • Tranqüilo e pacificado.
  • Estou na tua presença e deixo-me conduzir.
  • Abro-me à tua proximidade.
  • Tu és a fonte da vida, a orça da vida, que me penetra.
  • Tu és minha respiração que me carrega e dilata.
  • Deixa que a paz me habite.
  • Concede-me a graça de me deixar “limpar” por ti.
  • Ser uma concha que se enche de ti, Deus.
  • Que todos os meus pensamentos e sentimentos,
  • Minha vontade e liberdade sejam orientadas para o teu serviço e louvor, meu Deus, fonte da vida.
  • Assim seja.

 

 

  • Dois modos de orar os textos indicados

 

  • 1º - Contemplação Evangélica

      (se o texto for um fato bíblico ou um mistério da vida de Cristo)

 

  • Como proceder?
  • Recorde a história e use a imaginação para entrar na cena evangélica.
  • Procure ver, contemplando cada pessoa da cena: dê um olhar demorado, sobretudo na pessoa de Jesus (se for o caso). Olhar sem querer explicar ou entender.
  • Tente ouvir, prestando atenção às palavras ditas ou implícitas: o que podem significar? E, se fossem dirigidas a você?
  • Observe o que fazem as pessoas da cena. Eles têm nome, história, sofrimentos, buscas, alegrias. Como reagem? Perceba os gestos, os sentimentos e atitudes, sobretudo de Jesus. Participe ativamente da cena, deixando-se envolver por ela. Além de ver, ouvir, tente apalpar e sentir o sabor das coisas u]que nela aparecem. E, refletindo, tire proveito de tudo o que ocorreu durante a oração.
  • Finalize com uma despedida íntima de seu Deus, rezando um Pai-Nosso. Saindo da oração, fazer a sua revisão (cf5).

 

  • 2º -  Leitura Orante
  • Ler o texto inteiro de uma vez, reler, devagar, versículo por versículo. Pergunte-se: O que diz o texto em si? Para onde Deus me fala interiormente, não ter pressa, aprender a saborear. Pergunte-se:
  • O que o texto diz para mim? Deus é Pai que nos ama muito mais do que poderíamos ser amados.
  • O que o texto me faz dizer a Deus? Podem ser louvores, pedidos, ação e graças, adoração, silêncio. Ir acolhendo o que vier à mente, o que tocar o seu coração: desejos, luzes, apelos, lembranças, inspirações.
  • O que o texto e tudo o que aconteceu nesta oração me fazem saborear e viver? Finalizar a oração com uma despedida amorosa. Rezar um Pai-Nosso ou Ave-Maria. Saindo da oração, fazer a sua revisão (cf5)

 

                                                 ATENÇÃO AMOROSA

No fim do dia dê um minuto de atenção amorosa, fazendo-se presente a Deus como alguém que foi agraciado por Ele:

Agradeça a Deus tudo que aconteceu de bem para você e para seus irmãos e irmãs

Invoque o Espírito Santo, pedindo luz para discernir o uso que fez de sua liberdade.

Verifique com olhar de fé as situações, encontros, acontecimentos em que permitiu que Deus atuasse em sua vida, sendo sinal de sua presença e amor para com os ouros.

Peça perdão a Jesus, seu amigo fiel, pelo bem que deixou de fazer, não se deixando conduzir por seu Espírito...

Confie ao Senhor o seu amanhã, experimentando a alegria de nele depositar sua esperanç

 

Quaresma1

  • PRIMEIRA SEMANA : JESUS RESISTE À TENTAÇÃO

 

  • Pedir a Graça de, nesta Quaresma, crescer no Conhecimento de Jesus Cristo e responder ao seu amor por uma vida santa.
    • 24/02 - Jn 3,1-10 - Os ninivitas se afastavam do mau caminho
    • 25/02 - Est 4, 17-17 - Só tu és meu defensor, Senhor
    • 26/02 - Ez 18, 21-28 - Se o ímpio se arrepender, viverá.
    • 27/02 - Repetir o texto da semana em que sentiu mais consolação.
    • 28;02 - 2º Domingo: Gn 15,5-12.17-18; Fl3, 17-4,1: Lc 9,28b-36
    • 01/03 - Dn 9,4b-10
    • 02/03 - Is 1, 10,16-20

 

Quaresma2 - site interno

2ª Semana: JESUS TRANSFIGURADO, SINAL DA VITÓRIA.

 

  • Pedir ao Pai a graça de ouvir a voz do filho amado, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão de sua glória.

 

  • 03/03 – Mt 20,17-28 – Pois beber o cálice que vou beber?
  • 04/03 – Jr 17,5-10 – Bendito o que confia no Senhor.
  • 05/03 – Gn 37, 3-4.12-13ª.17b-28 – Procuro meus irmãos...Vamos matá-lo
  • 06/03 – Repetir o texto da semana que mais o questionou.
  • 07/03 - 3º Domingo: Ex 3,1-8a.13-15; 1Cor 10,1-6.10-12; Lc 13,1-9.
  • 08/03 - 2Rs 5,1-15- Vai lavar-te sete vezes e ficarás limpo.
  • 09/03 - Dn 3,25.34-43- De coração contrito, acolha-nos...

Celebração na Igreja

Padre Abel informou que Padre James não estaria presente, face a compromissos fora do Estado, convidado que foi para uma reunião de sua ordem religiosa. Foi feita uma pequena partilha sobre a experiência da semana anterior, tendo ouvido testemunhos de alguns paroquianos. A seguir fez uma meditação sobre a Transfiguração do Senhor ressaltando que somos convidados a nos transfigurar e tornarm0-nos um outro homem e uma outra mulher., e informou que o jejum para esta segunda semana do Retiro Quaresmal testemunhos   será continuar a “olhar as outras pessoas com os olhos de Deus” .

 

 

 Quaresma3 - site interno

3ª Semana: DEUS É FOGO, MAS TEM PACIÊNCIA.

 

  • Pedir ao Pai a graça de reconhecer nossos pecados e, confortados por sua bondade, repará-los pelo jejum, a caridade e a oração.

 

  • 10/03 - Dt 4,1.5-9: Agora, ouve e pratica as leis, para que vivas.
  • 11/03 - Jr 7,23-28- Esta a nação que não ouviu a voz do Senhor.
  • 12/03 - Os 14,2-10- Compreenda o sábio estas palavras.
  • 13/03 - Repetir o texto da semana que foi mais rico para mim.
  • 14/03 - 4º Domingo: Js 5,9ª.10-12; 2Cor 5,17-21; Lc 15,1-3.11-32.
  • 15/03 - São José, esposo da BAV Maria: Lc 2, 41-51.
  • 16/03 - Jo 5, 1-16 - Não voltes a pecar, para não te aconteça coisa pior.

Celebração na Igreja - 10.03.

Com o canto “Eu  navegarei” Pe. Abel iniciou a celebração dizendo que esta semana o grande convite é o da conversão;. Ela nos aproxima de Deus. Desvela o homem verdadeiro que está escondido lá dentro. É preciso avaliarmos o que precisamos de fato “arrancar da gente”, o que nos distancia de Deus e dos outros.

Seguiu-se o ato penitencial. Acompanhados do canto “Converte-me Senhor (Mesmo que eu não queira, mesmo que eu não peça, mesmo que minha consciência diga que não pequei...) toda a assembleia foi convidada a ir até o altar onde estava um Crucifixo, e fazer seu apelo de perdão e conversao.

Na homilia, Padre James convidou para uma partilha sobre a experiência da semana anterior, no que foi atendido por Suzana de Lula. Anunciou o tema da semana: Deus é fogo, mais tem paciência.

Comentando sobre “tirar as sandálias dos pés” questionou: que sandálias devemos tirar ? Sandálias do egoismo, do orgulho, de pensar só em “ter”? O grande apelo à oração. O fogo de Jesus Cristo ilumina. Que pecados devo vencer? O que é mais difícil aceitar? o que mais me questiona?

Quem sou eu?, para Deus, para minha família e para os outros ?

Padre Abel, após a recitação das preces, informou o jejum desta terceira semana:

Conversão: procurar remover as “tralhas” existentes em nosso coração, desde a última confissão até agora. Fazer uma verdadeira “operação limpeza” e depois entregar tudo à misericórdia de Deus através do sacramento da Confissão.

 

Quaresma 4 - site interno

 

4a Semana: A ALEGRIA DA VOLTA À CASA DO PAI.

 

Pedir a graça de nos deixar reconciliar por Cristo, correndo ao encontro da Páscoa, cheios de fervor e exultantes de fé.

 

  • 17/03 - Is 49,8-15 - Preservei-te, para seres elo de aliança
  • 18/03 - Ex 32,7-14: Lembra-te de nós, segundo o teu amor.
  • 19/03 - Sb 2, 1.12-22: O Justo gloria-se de ter a Deus por Pai.
  • 20/03 - Preparar-se para receber o sacramento da reconciliação.
  • 21/03 - 5º Domingo - Is 43,16-21; Fl 3,8-14; Jo 8,1-11.
  • 22/03 - Anunciação do Senhor: Hb 10,4-10; Lc 1,26-38.
  • 23/03 - Nm 21,4-9 - Quem olhar para o Senhor será curado.

Celebração na Igreja - 17.03.

Com o canto “Vem, vem, Espírito Santo...” iniciou-se a celebração que contou desta vez com a presença do Bispo Auxiliar, Dom Josafá Menezes. Em sua preleção de abertura destacou que somos “da terra”, frágeis, pequenos, mas que queremos alcançar as alturas da luz divina,  grandeza, vida e paz.

No ato penitencial, Pe. Abel convidou Dom Josafá à proceder a bênção do sal,  que ao faze-lo orou dizendo que onde o sal fosse aspergido, seja afastado todo ataque do inimigo. A seguir Pe. Abel conclamou todos a se dirigirem à mesa onde o sal bento se encontrava, toca-lo e po-lo na boca, recordando nosso batismo. Às vezes com o caminhar da vida, vai se perdendo o gosto. Nós não perdemos, mas queremos ter mais., sentir cada vez maior o sabor de sermos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Acompanhados com o cântico “Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual...” todos procederam a esse gesto.

Antecidido pelo canto“Fala Senhor...”, Pe. James fez a proclamção do Evangelho, seguindo-se a homilia de Dom Josafá, que entre outras afirmações destacou que “estamos reunidos todas as quartas-feiras em atitude espiritual, para redestinarmos nossas vidas durante o tempo quaresmal”. Citando as leituras do dia, salientou que  se quisermos refazer nossos caminhos, o Senhor está disponível; “O que precisar ser feito Eu o farei “. Devemos confiar que podemos contar com sua assistência. O que nós perdemos, podemos readquirir. Referindo-se ao Evangelho do Domingo, acentuou que devemos nos revestir da “túnica nova” que o Pai nos oferece, e viver a vida cristã com intensidade.

Ao término da celebração, comode hábito, Pe. Abel anunciou a proposta de penitência/jejum para esta semana:

Motivarmo-nos a crescer como filhos da Igreja, e filhos de Deus. Tomar a iniciativa. Ir à sua Igreja, descobrir de novo a sua Paróquia, como sua casa. Disponibilizar-se. Procurar o Padre e dizer “Aqui estou”. Renovar a sua fidelidade e paroquialidade. Rever sua participação na comunidade paroquial.

 

Cristo e a mulher adúltera - site retiro paroquial

“Podes ir, e de agora em diante não peques mais”

(Jo 8,11)

5a Semana: UNIR-SE AOS SOFRIMENTOS DE CRISTO

Pedir a graça de caminhar com alegria na mesma caridade que levou Jesus a entregar-se à morte por nosso amor.

 

  • 24/03 - Dn 3 - Deus enviou os seus anjos e libertou seus servos.
  • 25/03 - Gn 17,3-9 - Serás Pai de uma multidão de povos.
  • 26/03 - Jr 20,10-13 - O Senhor, forte guerreiro, está a meu lado.
  • 27/03 - Repetir a oração que me causou mais alegria.
  • 28/03 - Dom. De Ramos - Is 50,4-7; Fl 2,6-11; Lc 22,14-23,56.
  • 29/03 - Is 42,1-7 - Eis o meu servo, o meu eleito.
  • 30/03 - Is 49,1-6 - Eu te farei luz e salvação das nações.

Celebração na Igreja - 24.03.

(Homilia Pe. James Roberto,sj)

Inicialmente lembro-me da petição para esta semana, o pedido de graça de caminhar com alegria na mesma caridade que levou Jesus Cristo a entregar-se à morte por nosso amor. Isso nos faz e nos convida a refletir profundamente sobre a: A CRUZ NO NOSSO DIA-A-DIA.

Is 43, 16-21 (domingo). Não recordeis os acontecimentos de outrora nem prestei atenção aos eventos do passado.”Eis que faço uma coisa nova” como fez na vida da mulher adúltera. “Nem eu te condeno. Vai, e de agora emdiante não peques” (Jo 8,11)

Que bom entrar na Semana Santa. Aprendendo a não julgar e a não condenar o próximo. (Pedido do Papa 21/3)

Que atitudes me ajudam a unir-me aos sofrimentos de Jesus Cristo?

1. Auto disciplina: “ser senhor de si” (EE,216) para responder melhor aos apelos de Deus e servir com amor aos irmãos (Gl 5,23)

2, Sobriedade: na paz e por amor, assumir algumas renúncias voluntárias mesmo em coisas permitidas (gastos, conforto pessoal etc.). O amor ao Cristo e a solidariedade com os irmãos pobres, indicará até onde ir.

3. Compromissos:assumir com seriedade e constância os empenhos diários (oração, apostolado, estudo etc.)

4. Aceitação:das limitações, fraquezas, desconfortos (2Cor. 12,7-10)

5. Acolhimento:diálogo na convivência fraterna. Superar resistências, tomando a iniciativa e indo ao encontro do irmão (perdão).

6. Solidariedade: o amor aos nossos irmãos mais emprobecidos nos quais o Cristo pobre e sofredor está presente, pede não somente o desprendimento interior e a austeridade comunitária, mas também solidariedade, partilha e, em certos casos, convivência com eles (cf.Puebla 734)

7. Unindo meus sofrimentos pessoais aos de Jesus Cristo: tais como, doença, solidão, preocupações, medos, depressão, fazendo deles um instrumento de libertaçaõ e salvação. Jesus não prometeu ausência de dificuldades. O importante é darmos conta de que, com Ele, enfrentando obstáculos, a vida é repleta de sentido. Os obstáculos existem em nosso caminho para serem superados.

Perguntas

  • Que atitudes confirmam minha conversão?
  • Que pedras tenho encontrado em meu caminho?
  • Sinto-me preparado (a) para viver intensamente esta Semana Santa?
  • Como está meu coração hoje?

 

VI A  SACRA COLÉGIO SANTA CLARA

Sob a condução do casal Paulo e Ruth Serrano, realizou-se no último dia 23 a Via Sacra com a participação dos alunos do Colégio Santa Clara do Desterro.

 

REUNIÃO DE COORDENADORES DE GRUPOS DA PASTORAL FAMILIAR COM A COMISSÃO PAROQUIAL E O VIGÁRIO

Marca da Pastoral Familiar

Dia 23, no apartamento paroquial, a Comissão Paroquial de Pastoral Familiar promoveu sua primeira reunião mensal em 2010 com os Coordenadores de Grupos . Além do Dirigente Espiritual, Pe. José Abel,  estiveram presentes Fernando D’Almeida (Grupo Cruzadinha - Missa das Crianças), Humberto e Marlene(Grupo Santa Clara),  José Miguel e Theó (Grupo Esperança Renovada- Encontro de Noivos), Lucinha Vieira (Grupo São Paulo), Bela (Grupo Cristo Luz e Esperança - Dispensa Santo Eugênio), Armindo Mendes (Grupo Amizade), Francisco Batista (Grupo Solidários na Fé). O Grupo Vinte e Dois se fez representar por Batista. O Grupo São Tomé foi o único que não marcou presença.

A pauta foi bastante extensa, várias decisões foram tomadas. Foi fornecido o temário para as reuniões de abril e aproveitou-se a ocasião para apresentar a nova Comissão Paroquial de Pastoral Familiar: Ribeiro e Bela, Gabriel e Maria José, José Miguel e Theó, Everaldo e Altair, e Cleber e Denise (este último casal oriundo do 36º ECC). Interinamente, a convite de Pe. Abel, Ribeiro e Bela voltam a coordenar a Comissão (acumulando com o Setor de Casos Especias da referida Pastoral).

 

MISSA DOS DIZIMISTAS E DOS ANIVERSARIANTES DO MÊS

Marca da Pastoral Familiar  Marca da Pastoral do Dizimo - site notícias

Dia 20, sábado, as Pastorais do Dízimo e Familiar promoveram a Missa de Ação de Graças pelos dizimistas e aniversariantes do mês (que ordinariamente acontece no último fim de semana de cada mês). As funções litúrgicas foram assumidas por aniversariantes e membros das duas Pastorais. Na ocasião a Pastoral Familiar apresentou-se com novas camisas, já contendo o novo brasão da Paróquia e comemorou a recomposição de sua Comissão Paroquial

 

FESTA DE SÃO JOSÉ

Sao Jose - site noticias

Dia 19 de março - Missa em louvor a São José. A celebração, organizada pelos casais Diva e Renê eTêca e Jatobá, contou com a presença de alguns “Josés” da Paróquia, convidados  para as diversas funções da liturgia

 

FEIRA DA PARÓQUIA 2010

Marca Feira da Paróquia - 1

Em reunião realizada dia 17 de março no apartamento paroquial, contando com a presença de antigos coordenadores de barracas e colaboradores da Feira e mais Pe. Abel e Téo e Regina, deu-se o primeiro e grande passo para voltarmos a realizar a saudosa “Feira da Paróquia”.

 

  ENCONTRO DE NOIVOS

Marca da Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar -  Setor Pré Matrimonial, através do Grupo Esperança Renovada, realizou seu primeiro Encontro de Noivos deste ano. Foi no Convento do Desterro,  dia 14 de março, Domingo.As inscrições para o 2º Encontro a ser realizado no dia 25 de abril, já  podem ser feitas na Secretaria Paroquial (3241-1165) ou Theó (3245-6035) ou ainda, por e-mail (secretaria@salvesantana.org.br)

Marca Missa das Crianças - site noticias

No mesmo dia o Grupo Cruzadinha, coordenado por Fernando e Solange D’Almeida, reiniciou a Missa das Crianças.

 

40º ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

Marca colorida do ECC - site notícias

Dia 9 de março foi dada a partida  com vistas a realização de mais um Encontro de Casais com Cristo, com a reunião de todos os Coordenadores de Equipes com o Casal Coordenador Geral, Arnóbio e Telma, o Diretor Espiritual, Pe. Abel, e todo o Grupo dos Cinco

 

4ª ASSEMBLÉIA PAROQUIAL

Brasão ant'Ana - coloridoMarca Assembléia Paroquial - imagem interna 1

 

 

 

 

 

 

 

A COMUNICAÇÃO FORMA DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS DO GRANDE COMUNICADOR”

 

Cristo comunicador - site interno

ASSEMBLÉIA PAROQUIAL que aconteceu no último Domingo, dia 7 de março, foi um sucesso. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes. Nenhum segmento paroquial ficou ausente.

Na chegada, às 07h30minh os participantes foram recebendo etiquetas com cores diferenciadas, indicadoras das quatro Oficinas Temáticas programadas.

Às 08h00min, em ponto, iniciou-se as atividades com a saudação feita por Pe. Abel, seguindo-se um bonito louvor da manhã conduzido pela equipe da Pascom . Após a leitura da Palavra de Deus em Neemias 8, 9-10 (“Este é um dia consagrado ao Senhor, vosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes nem choreis, porque a alegria do Senhor será a vossa força” ) Pe. Abel fez uma breve meditação da qual destacamos alguns trechos:

“Não estamos sozinhos. Deus espera pacientemente que nos abramos à sua Palavra. Deus vai nos sacudindo para que possamos produzir frutos verdadeiros e passemos a ser uma luz que vibra, que confia e se alimenta no Senhor”

     Visão do Auditório - site interno 1  Padre Abel abre a Assembléia - site interno

 

    Louvor da manhã - site interno

Visão do Auditório / Padre Abel abrindo a Assembléia e a Equipe Pascom conduzindo o louvor da manhã

 

Concluído o louvor, Padre Manoel Filho, Coordenador da Pascom Arquidiocesana, proferiu a palestra com base no tema da Assembléia “A Comunicação Forma Discipulos e Missionários do Grande Comunicador , ressaltando sempre que “comunicação” é mais que “meios de comunicação” e aqui tratamos da comunicação em seu sentido mais amplo, o de criar laços e  construir pontes.

(Veja à parte, uma síntese dos principais trechos da palestra.)

    Palestra Padre Manoel Filho 4 - site interno  Palestra Padre Manoel Filho 6  site interno

 

Seguiu-se o café, bastante farto, preparado pela Equipe de Eventos e com a ajuda da Equipe do Cafezinho do último ECC (39º).

Hora do lanche  site interno

 

Após o café, os paroquianos dirigiram-se às quatro salas com as cores correspondentes às que receberam na chegada para participar das “Oficinas Temáticas”:

Comunicação na Liturgia; Dicção; Acolhimento; Reuniões Produtivas.

        Oficina Comunicação na Liturgia - site interno          Oficina de Dicção - site interno

        Oficina do Acolhimento  site interno          Oficina Reuniões Produtivas - site interno

Concluídas as “Oficinas”, todos se dirigiram à Igreja para o encerramento da Assembléia, tendo Padre Abel, alternando-se com o Coordenador do Conselho de Pastoral,  transmitido diversos avisos e informações, ( ver todos na seção “Notícias da Paróquia e Acontecimentos” em nosso site) destacando principalmente a realização do “Mutirão de Divulgação da Paróquia” que se trata da entrega em cada prédio e residências do bairro, de uma carta circular assinada por Pe. Abel, destacando que a Igreja Matriz está fechada, mas a Paróquia continua ativa realizando suas celebrações no Desterro,  e ao mesmo tempo informando a programação para a Semana Santa e  convidando  todos a dela  participar.

Foi feito um sorteio de um CD de Pe. Fábio de Melo, sendo contemplada nossa irmã Zilma Mota.

Encerrou-se então a Assembléia  com a celebração da Santa Missa, na qual a coleta foi especial e destinada a ajuda ao povo do Haiti.

   Missa de Encerramento - site interno  Missa de Encerramento 1 - site interno

   Missa de Encerramento 2  site interno  Adélia dá um testemunho sobre sua participação na Oficina - site interno

   Ribeiro lê a prece pelo povo do Haiti - site interno   Voltado para o Santíssimo Ribeiro conclue a prece pelo povo do Haiti 2 - site

Pe. Abel presidindo a Missa de Encerramento da Assembléia / Visão da Igreja 1 / Visão da Igreja 2/ Adélia dá um testemunho sobre a Oficina de que participou / Ribeiro lê o texto do Pe. Francisco Damascena, sobre o Crucifixo do Haiti, e depois, voltado para o Santíssimo faz uma prece em nome da Comunidade de Santana, pelo povo do Haiti e Chile.

 

Marca Oficina de Oração - site 1

 

OFICINA DE ORAÇÃO E VIDA

Dia 9 de março segunda-feira, tivemos o início de mais uma “Oficina de Oração e Vida”,  no Convento do Desterro. Para participar basta ligar para Mabel , telefone 3247-3582 e 8893-3583.

 

F E V E R E I R O   2010

FORMATURA DE HELENO JOSÉ DOS SANTOS

Heleno Santos - Site

Dia 26 de fevereiro, Sexta-Feira, aconteceu a formatura em Direito de  Heleno José. A Colação foi às 18:00h no Wet’n Wild. A Missa em ação de graças foi celebrada no dia 25, às 19:30h, na Igreja da Conceição da Praia, com expressiva presença dos paroquianos de Sant”Ana e Castelo Branco.

Segundo o próprio Heleno, era um sonho “conquistar o universo acadêmico” e “a capacidade de sonhar é o grande segredo daqueles que mudam suas vidas”. Por fim agradece a Deus “por cada degrau sobrepujado, pelas amizades conquistadas e, com emoção, nas mãos Dele entrega seu diploma”

Na Assembléia Paroquial, último dia 7, Pe. Abel convidou Heleno (que aceitou) para fazer parte do Conselho Paroquial de Economia - CPE

 

CASAMENTO DE ISABEL E IGOR

 

Casamento Isabel e Igor - site

 

Dia 27 de fevereiro, às 19:00h no Instituto Feminino da Bahia, Isabel, filha de Alaor e Mabel , uniu-se a Igor pelo Sacramento do Matrimônio.

 

Alaor e Mabel - 40 anos de casados - site

Na mesma celebração, os pais de Isabel, Alaor e Mabel Oliveira, receberam a bênção pelas Bodas de Rubi, vez que, na mesma data, comemoravam 40 anos  de vida conjugal.

 

Após a cerimônia os noivos recepcionaram  seus convidados num concorrido e farto buffet.

 

MISSA 30º DIA PROF. SEVERIANO

Severiano Costa2

Terça-feira, 23 de fevereiro, às 8 horas, na Igreja do Desterro, Igreja cheia, foi celebrada a Missa de 30º dia do estimadíssimo paroquiano Severiano Costa, membro da Irmandade do SS. Sacramento e Sant’Ana e do Grupo de Pastoral Familiar “Cristo Luz e Esperança” (Dispensa Santo Eugênio). Numerosos amigos se fizeram presentes à este ato de caridade cristã. Em sua homilia Padre Abel leu trechos do artigo escrito por Ribeiro em homenagem a seu companheiro de Grupo, o qual está publicado no  nosso jornal “Sant’Ana Hoje” e  se encontra, na íntegra no Site Paroquial (ver seção “Artigos”)

 

Celso e Nayá - site

BODAS DE OURO - CELSO E NAYÁ

No dia 9 de janeiro a Paróquia compareceu em peso à cerimônia das Bodas de Ouro do casal Celso e Nayá, realizada no Desterro. Após a celebração uma bela recepção aos convidados.

No cartão-lembrança uma linda citação:

1960 - Viemos juntos, Senhor, implorar a felicidade sonhada.

   2010 - Viemos juntos, Senhor, com nossa família, agradecer a felicidade vivida

 

MEMÓRIA - 2 0 0 9

 

DEZEMBRO  /  2009

 

PREPARANDO O NATAL

Dia 2 de dezembro, às 19:45h, no Convento do Desterro, Frei Ruy Lopes conduziu uma Noite de Espiritualidade, com o tema “Preparando o Natal”. Houve uma boa presença de Paroquianos e esteve rezando conosco a Srª Maria Rita Lopes (Obras Sociais Irmâ Dulce)

 

MISSA DO ENVIO - “ANJOS DE DEUS”

Dia 5 de dezembro celebrou-se o envio dos “Anjos de Deus”, tendo Padre Abel abençoado a água e as pessoas que a partir do dia 9  animaram as Novenas de Natal nas residências do bairro.

 

FESTA NO CLUBE ESPANHOL

O Núcleo de Eventos da Paróquia (Fernandinho/Nazaré e equipe) promoveu no dia 10 uma festa dançante no Clube Espanhol, animada pelo cantor Beto Narchi. Sucesso total !

 

CONFRATERNIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA PARÓQUIA E MÉDICOS DA CRUZADA SOCIAL

Dia 14, no terraço do apartamento paroquial, Padre Abel e as Coordenações dos Conselhos Econômico e de Pastoral reuniram num almoço de confraternização todos os funcionários da Paróquia e da Cruzada Social e mais os Médicos que servem no ambulatório da Casa de Apoio Padre Luna. Foi um momento alegre e descontraído que agradou a todos.

 

ENCERRAMENTO DAS NOVENAS DE NATAL NAS RESIDÊNCIAS

No dia 17, na Igreja do Desterro, aconteceu a celebração de encerramento das Novenas de Natal, com a participação dos “Anjos de Deus” e de famílias e pessoas que tiveram as novenas realizadas em suas residências. Este ano esta atividade ficou a cargo da Comipa- Comissão Missionária Paroquial, recentemente constituída e que tem a coordenação  do casal Batista e Ednólia, transferido da Coordenação da Pastoral Familiar para essa nova missão.

JANTAR DOS CONSELHOS PAROQUIAIS E COORDENAÇÕES DE PASTORAIS E SERVIÇOS - ANIVERSÁRIO DE PADRE ABEL

Dia 19, após a celebração litúrgica em ação de graças pelo aniversário de Padre Abel, as lideranças paroquiais, aí representadas pelos membros dos Conselhos Paroquiais de Pastoral e de Economia e Coordenadores das diversas Pastorais e Segmentos Paroquiais, mais familiares e alguns amigos de Padre Abel vindos de Feira de Santana, reuniram-se no playground do Edifício Mansão Viena para um jantar em homenagem ao aniversariante.

No dia 20, os paroquianos que habitualmente frequentam as Missas das 7:30 e das 9:00h, reuniram-se numa Missa única, celebrada às 08:00h, também em ação de graças pelo aniversário de Padre Abel. Após a celebração os presentes reuniram-se no claustro do Convento do Desterro para uma animada e concorrida confraternização paroquial.

 

MISSA SOLENE  DE NATAL

De parabéns Pe. Abel e toda a Equipe de Liturgia pela beleza da Missa da noite de Natal, dia 24. A Igreja do Desterro estava lotada e os fiéis participaram ativamente da celebração;

 

 

NOVEMBRO 2009

APRESENTAÇÃO NO IRDEB

Dia 14 de novembro, os irmãos Everaldo (de Altair) e Humberto (de Marlene) fizeram uma apresentação no Irdeb cantando músicas de Roberto Carlos sendo muito aplaudidos por Álvaro e Bel, Renê e Diva, Jorge e Conceição, Martha, Iracema, Carlinhos e Virgininha, Celso e Nayá e outros

CURSO DE LITURGIA

No dia 21 de novembro, das 8:30h até às 12:00h, no Desterro,foi  realizada uma manhã de formação litúrgica patrocinada por nossa Paróquia, com o tema “A celebração Eucarística e a Espiritualidade Litúrgica”. A manhã foi conduzida (e muito bem) pelo Pe. Thadeu Xavier, Pároco da Paróquia da Saúde e Glória. A presença de paroquianos foi muito expressiva, comparecendo cerca de 100 pessoas.

 

NOITE DE ORAÇÃO, LOUVOR E AÇÃO DE GRAÇAS

No dia 26 de novembro, Dia Nacional de Ação de Graças, nossa Paróquia realizou um encontro especial de oração e louvor, rendendo graças a Deus por todos os benefícios recebidos neste ano de 2009.O encontro encerrou-se com a bênção do Santíssimo Sacramento

CRIANÇAS - FESTA DE FIM DE ANO

No dia 29 de novembro, as equipes da Missa das Crianças, Catequese Paroquial e Escola Paroquial somaram forças para a realização de uma grande festa de confraternização. Foi uma bonita festa, com distribuição de brinquedos para as crianças e panetones para os pais, estes uma generosa doação do Dr. Faustino Lima

 

 

OUTUBRO 2009

Marca Feira da Paróquia - 1

Pe. Cleidimir e Pe. Abel - 1

FEIRA DA PARÓQUIA - No dia 2 de outubro Padre Abel, acompanhado de alguns paroquianos, foi presença na Feira da Integração (Paróquia da Pituba). Nessa ocasião manteve contato com o Padre Cleidimir (Canção  Nova), com vistas a uma apresentação deste na Feira da Paróquia que se pretende realizar em Setembro de 2010 sob a coordenação de Téo e Regina, também presentes no evento.

 

Marca da Pastoral Familiar

ENCONTRO DE NOIVOS 2009 – No dia 4 de outubro, no Convento do Desterro aconteceu o 4º e último Encontro de Noivos/2009.patrocinado pela nossa Paróquia e realizado pelo Grupo Esperança Renovada. Esse Grupo comemorou no último dia 26, suas Bodas de Prata de ECC. Veja em próxima edição, reportagem completa  sobre o Grupo.

 

SEMANA DA CRIANÇA - ESCOLA PAROQUIAL DE SANT’ANA

Crianças da Escola Paroquial - Site

De 05 a 09 de outubro de 2009 a Escola Paroquial de Santana  comemorou a Semana da Criança.

Como o brincar faz parte da natureza infantil não podíam deixar de comemorar esta semana com muita alegria e diversão.

A semana  foi  iniciada com uma boa sessão de cinema acompanhada de muita pipoca.

O segundo dia foi festejado  com um baile à fantasia com direito a pirulito na entrada.

Já na quarta-feira, dia 8, não podia faltar o tradicional banho de mangueira.

No penúltimo dia de atividade, extravasou-se toda energia com variadas brincadeiras. Teve  distribuição de brindes e medalhas e festival de cachorro quente.

Ufa! Sexta-feira. Que pena último dia! Mas a diversão estava garantida. A equipe pedagógica  apresentou a peça teatral A Arca de Noé.

Enfim. A Escola Paroquial de Santana acolheu todos os seus estudantes mirins com muito entusiasmo.

TARDE DE FORMAÇÃO

 Dia 17 de outubro, no Auditório da Igreja de Nazaré , sob a responsabilidade do Padre Maurício Ferreira, formação para leigos. Tema: “Discípulos e Missionários segundo Aparecida”

 

PASSEIO À FEIRA DE SANTANA

No dia 16 de outubro uma caravana da nossa Paróquia dirigiu-se a Feira de Santana para participar da Festa dançante promovida pelo Dispensário Santana, dirigido pela Irmã Rosa Aparecida. Foi uma programação intensa, culminando com um almoço no dia 17 na residência do casal Luciano e Valdna, precedido de Missa celebrada por Padre Abel. Na programação constou ainda uma visita à Catedral de Feira e à Feiraguay.

Passeio a Feira de Santana 1 - site

Passeio a Feira 2 -sitePasseio a Feira 3-sitePasseio a Feira de Santana - 4 - site

Fotos 1,2,3, - Comitiva - Foto 4 - O sono dos justo

 

PARÓQUIA DO SS. SACRAMENTO E SANT’ANA

Marca Encontro com o Bom PastorImagem do Bom Pastor

    2º ENCONTRO COM O BOM PASTOR

 

pastoral_familia1

 Nos dias 24 e 25 de outubro passados, a Paróquia fez realizar seu Encontro com o Bom Pastor, destinado a casais em segunda união estável, dando assim seguimento ao seu pioneiro projeto iniciado no ano passado. Mais uma vez teve-se a ajuda do casal Bráulio e Simone, da Diocese da Sé (São Paulo) que veio a Salvador especialmente para apoiar o Encontro, tanto como Palestrante quanto como o Casal Apresentador.

O Encontro foi organizado, montado e coordenado pelo chamado “G3”, que é um Grupo de Apoio ao Setor de Casos Especiais de nossa Comissão Paroquial de Pastoral Familiar, setor responsável por esse tipo de Encontro, e como no ano passado teve o apoio do Casal Diocesano de Casos Especiais (Pastoral Familiar Diocesana), Vifran e Márcia.

O Encontro foi realizado desta vez na Casa da Providência, cedido gentilmente por Regina Bittencourt, e contou com a presença de dois Bispos, Dom João Carlos Petrini e Dom Gregório Paixão que proferiram as palestras “Perdão e Reconciliação” e “A proposta da Igreja”, Contou-se também com a participação de nosso vigário, Padre Abel (palestras sobre os Sacramentos”) e Pe. Rosivaldo, Pároco de Ondina, onde também  estão sendo realizados os Encontros com o Bom Pastor. (palestra “Realidade do Amor Conjugal no lPano de Deus”)

Destaque-se a participação nas equipes de trabalho de casais que fizeram o 1º Encontro com o Bom Pastor, em outubro de 2008, coordenando os 4 Círculos e inclusive proferindo uma das palestras, como foi o caso de Ricardo e Sílvia (palestra “O Sentido da Vida”).

Todos, Encontristas e Encontreiros, viveram momentos de muita emoção e o impacto do Encontro para os que participaram este ano ficou bem evidente na reunião de revisão que aconteceu no dia 27/10.

Estão de parabéns todos os que contribuiram para o êxito do Encontro, especialmente Ribeiro e Bela, Alaor e Mabel e Arnóbio e Telma, integrantes do G3, Grupo que na Pastoral Familiar, Setor de Casos Especiais, é responsável pela organização e montagem do EBP em nossa Paróquia e inclusive já integram também o Grupo de Apoio Diocesano, que dará orientação a outras Paróquias que venham a desejar realizar esse tipo de Encontro.

Na noite do dia 25 alguns paroquianos foram jantar com o casal Bráulio e Simone, da Diocese da Sé (São Paulo). que vieram a Salvador especialmente para apoiar o Encontro e foi o Casal Apresentador .

No dia seguinte, 26, o G3 (Ribeiro e Bela, Alaor e Mabel) e mais Roberto e Ana Lúcia, ofereceram um jantar ao casal Bráulio e Simone , que retonaram a São Paulo no dia seguinte.

 

SETEMBRO 2009

ECC MARCA1

39º ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO – Em Setembro, dias 11,12 e 13  na Casa da Providência.

No dia 15, todos os os participantes compareceram à reunião de revisão do Encontro, oportunidade em que foi anunciado por Pe. Abel o nome do casal Arnóbio e Telma que será o Coordenador Geral do 40º ECC a realizar-se em maio de 2010. Também foram anunciados os nomes dos  casais que  irão compor o novo Grupo Dirigente do ECC, o chamado G5. São eles: Luciano e Valéria, Tony e Solange, Roque e Tereza, Sérgio e Fran, Luciano e Luciana.

Marca Salve Santana - site

RESTAURAÇÃO DA IGREJA MATRIZ - Dia 20/9, quinta-feira, às 8:30h, na própria Igreja, foi assinado  o tão esperado contrato com o BNDES - Banco de  Desenvolvimento, garantindo assim os recursos para o início das obras de restauração.

 

BODAS DE PRATA DO GRUPO ESPERANÇA RENOVADA (ENCONTRO DE NOIVOS) E DE MAURÍCÍO E LÚ

Dia 26/9, na Missa das 18 horas, o Grupo Esperança Renovada comemorou os seus 25 anos de formação. O Grupo, presentemente coordenado pelo casal José Miguel e Theó, é responsavel pelos Encontros de Noivos em nossa Paróquia. Na mesma celebração, Maurício e Lú, que também participam do Grupo, festejaram suas Bodas de Prata. Após a Missa aconteceu uma alegre confraternização na residência do casal.

 

APROFUNDAMENTO - APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Imaem Coração de Jesus2

A Diretoria do Apostolado da Oração fez realizar no dia 27 de setembro último, domingo, das 8 às 17h, na casa de Carlinhos e Virgininha   seu DIA DE APROFUNDAMENTO ESPIRITUAL - Tema do Encontro: “Disse Jesus: por que vocês tem medo, homens de pouca fé ?” (Mt 8,26) e a programação foi a seguinte:

Pela manhã = reflexões, círculos, plenário (partilha)

11:30h          = celebração da Santa Missa (Pe. Rubens)

Almoço fraterno

À tarde          = lazer dirigido e parte administrativa

 

NOITE DE ESPIRITUALIDADE E FORMAÇÃO

O Conselho Paroquial de Pastoral,  patrocinou no último dia 30 de setembro, às 19:45 no Convento do Desterro uma Noite de Espiritualidade e Formação, comemorativa do Dia da Bíblia,    Tema escolhido   : “A Palavra de Deus é o fundamento da vida e da espiritualidade cristã”. O Pregador foi o Pe. Maurício Ferreira e o discorrer do tema agradou muito a todos os presentes.

 

A G O S T O 2009

TERCEIRO ENCONTRO DE NOIVOS / 2009Dia 2 de agosto, no Desterro mais um Encontro de Noivos promovido pela nossa Paróquia, sob a responsabilidade do Grupo Esperança Renovada. Participaram 13 casais. Proferiram palestras, Paulo e Ruth, Elias Darzé, Consuelo Medauar e Abílio e Regina. Coordenaram os grupos de discussão dos temas (“Comunidades”) os casais Ribeiro e Bela e Zé Miguel e Theó. O Encontro foi encerrada com a celebração da palavra. O próximo Encontro acontecerá no dia 4 de outubro e será o último do ano.

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA – De 8 a 15 de agosto. A Semana da Família iniciou-se com a Missa especial em homenagem aos Papais (dia 9) e encerrou-se no dia 15 com a recitação do “Terço das Famílias”, seguido da Celebração Eucarística.

HOMENAGEM - DIA DO PAPAI No dia 9 de agosto, Domingo, 09:00h, Missa especial em homenagem ao Dia do Papai. Naquele fim de semana só houve essa Missa. Não acontecendo portanto,  a Missa das 18h, sábado dia 8, como também  a Missa das 07:30h e a Missa das Crianças no Domingo. Promovida pela Pastoral Familiar, a Missa do Papai contou também com o apoio da Pastoral do Dízimo que fez chegar a todos os pais presentes um cartão alusivo à data.

Dia do Papai - Cartão do Dizimo

Marca da Pastoral Familiar

PASTORAL FAMILIAR – SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA – A Semana Nacional da Família teve sua abertura em nossa Paróquia com a Missa Especial em homenagem do Dia do Papai, domingo, dia 9. Dentro da programação houve no dia 15/8 às 17:15, o Terço das Famílias seguido da Missa de Encerramento.

 

FESTIVAL DE TORTAS

No dia 20, no Quartel de Amaralina, realizou-se  com o sucesso de sempre, o já tradicional “Festival de Tortas” sob a coordenação de Virgininha Cunha.

JULHO 2009

PADRE ÉRICO – 10 ANOS DE ORDENAÇÃO – No dia 3 de julho, em Missa solene realizada às 19h30minh na Igreja da Ceia do Senhor (Cabula VI), Pe. Érico comemorou seus 10 anos de Ordenação Sacerdotal. Monsenhor Sadoc foi o pregador. Vários paroquianos lá estiveram representando a Paróquia de Sant’Ana, entre eles Marta e Sicinho, Nilton e Ilma, Eduardo e Diva, Anna Maria Pereira, René e Diva, Ribeiro e Bela.

JORNADA  TEOLÓGICA 2009 No dia 4 de julho, no Colégio Antonio Vieira, aconteceu a VIII Jornada Teológica promovida pela Arquidiocese, com o Tema: Missão Continental – “A alegria de Ser Discípulo Missionário de Jesus” e o lema “Chamados à Santidade e à Comunhão na Igreja”. O conferencista foi o Pe. Dr. Maurício da Silva Ferreira e participaram representando a Paróquia de Sant’Ana os paroquianos Armindo Mendes,Ednólia Pereira e José Ribeiro Gomes que após a exposição principal participaram dos Grupos Temáticos “Paróquia: Rede de Comunidades em Missão” (Armindo); “Evangelização e Mídia” (Ednólia); “Cidade, Igreja e Missão” (Ribeiro, que também foi o relator do Grupo). Na ocasião foi feito o lançamento da “Capelinha Missionária” ou “Tríptico”, símbolo evangelizador que representa o “Cristo em Envio”, que integra o projeto de Missão Continental vivenciado por toda a Igreja do Brasil e América Latina.

O “Tríptico”, que foi um presente do Papa Bento XVI aos participantes   da Conferência de Aparecida, é um ícone de devoção, e vai “ajudar grupos bíblicos e de   evangelização a recordar o chamado de Deus; vai congregar o povo, animar, refletir e se envolver na missão”

CONGRESSO DA PASTORAL  FAMILIAR – Dias 11,12,13/7 foi realizado em Aracaju o Congresso da Regional 3

REUNIÃO GERAL – COORDENADORES DAS COMISSÕES DA FESTA DA PADROEIRA 2009 Dia 14/7, Terça, todos os Coordenadores das diversas Comissões Preparatórias da Festa de Sant’Ana, reuniram-se com Padre Abel e o Casal Presidente e Vice, Ribeiro e Bela e Luciana e Luciano, para uma avaliação final de todas as providências adotadas para o bom êxito da Festa de nossa Padroeira.

TEATRO – Nos dias 13,14 e 15/7 às 20h00minh, no Teatro Módulo, foi encenada a peça “Sangue de Mentiras”, uma adaptação de 2 peças de Nelson Rodrigues. No elenco, Martha Targino. Várias pessoas da Paróquia foram prestigirar.

Veja se reconhece a figura

Martha Targino (Pascom) recebe flores da Equipe de Liturgia 18h - Teatro

DIZIMISTAS E ANIVERSARIANTES MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS - No dia 18/7, sábado, às 18h – Missa em Ação de Graças por todos os   Dizimistas e aniversariantes do mes de julho.

FESTA DA PADROEIRA 2009 -

 Dias 23 a 25/7 o Tríduo Preparatório e dia 26 a Festa.

Veja cobertura completa   

1º DIA DO TRÍDUO – Quinta 23/7

(Passe o mause sobre as fotos para ler a legenda explicativa)

O Tríduo preparatório à Festa de Senhora Sant’Ana teve início dia 23, às 08:00h com Missa presidida por Pe. Abel, seguida da Adoração ao Santíssimo, atividade que teve o apoio dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e da Legião de Maria.

A Adoração, coordenada por Diva, Anna Maria e Joana Angélica, foi um momento muito rico em espiritualidade. Ao longo da celebração os fiéis foram exortados a “Cuidar do coração (para ele não ser terreno nem espinhoso, nem árido); a “Guardar os ouvidos” (para que eles sejam verdadeiros “filtros” onde toda sorte de mal não consiga penetrar através deles em nosso coração); a “Vigiar os nossos olhos (para que imagens de televisão que só mostram decadência não nos atinjam); “Utilizar bem as mãos” (que elas não sejam motivo de pecado, mas instrumentos para a construção do Reino de Deus”; “Prestar atenção como utilizamos nossos pés” (para não nos deixarmos levar pelos caminhos do mal, que nos levam a perder nossas almas); “Guardarmos nossa língua” (para que sejamos misericordiosos, nunca fale mal de um irmão e ter para cada um uma palavra de conforto e perdão)

À noite (19:45h), dentro do tema geral da Festa “As virtudes Teologais: Fé , Esperança e Caridade, o tema da primeira noite (FÉ) teve como Pregador O Pe. Valson Santos Sandes, Pároco da Paróquia de São Paulo Apóstolo (Iapi) ,Vigário Paroquial da Conceição da Praia e Articulador Arquidiocesano da Dimensão Missionária.

Padre Abel e o Pregador Pe. Valson Sandes iniciam a celebração da 1ª noite do Tríduo 2009

Tríduo 2009 – 1ª noite – Colégios Santa Clara do Desterro e São Francisco de Assis, uns dos dedicados da noite.

A homenageada da noite foi a Agência de Textos, nas pessoas de Cíntia Medeiros e Suely Temporal, pelo apoio que vem dando à Paróquia desde 2006 quando do lançamento da campanha Salve Sant’Ana”. A homenageada foi saudada por Martha Targino, Coordenadora da  Pascom Paroquial (ver íntegra  na seção “Artigos”),  sendo entregue ao final  da saudação uma imagem de Senhora Sant’Ana.

A noite foi dedicada aos Meios de Comunicação Social, às Comunidades da Palma, Pupileira, Mouraria e Desterro, à Escola Paroquial de Sant’Ana, ao Colégio São Francisco de Assis (presentes as Srªs Enilda e Railda, Diretora e Vice, e mais as Professoras Nilde e Rosana) , ao Colégio Santa Clara do Desterro, à Universidade Católica de Salvador, às Pastorais Paroquiais, à Equipe da Missa das Crianças, a do Encontro de Noivos, à Oficina de Oração e Vida e ao Movimento Mãe Rainha 3 vezes Admirável.

Estiveram também presentes representantes das Irmandades da Ordem Terceira de N.S. do Carmo, Ordem Terceira de N.S. da Conceição do Boqueirão, Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, Ordem Terceira de N.S. do Rosário às Portas do Carmo,Irmandade de N.S. da Piedade da Polícia Militar e a Irmandade de N.S. José do Corpo Santo.

2º DIA DO TRÍDUO – Sexta 24/7

A exemplo do dia anterior aconteceu às 8:30h a Missa Especial para os Idosos e Enfermos, com a administração da Unção dos Enfermos, missa que teve o apoio do Apostolado da Oração. Além de Pe. Abel estiveram presente mais dois Sacerdotes: o Padre Joelson Dias da Silva e o Padre Rubens da Silva Andrade que ajudou  a animar toda a celebração, tendo inclusive feito a pregação de modo admirável.

Os 3 Sacerdotes ministraram cerca de 200 Unções aos idosos e enfermos.

Dia 24/7 - 8:30h - Missa Especial dos Idosos e Enfermos

À noite (19:45h) , teve como tema a Virtude Teologal da Esperança, e foi escolhida para as comemorações dos 30 anos do ECC em nossa Paróquia, considerando que em  04 a 06 de maio de 1979 foi realizado o 1º ECC estritamente paroquial (os 4 anteriores foram feitos a nível arquidiocesano), e teve como Pregador e Homenageado da noite, Dom José Edson Santana Oliveira, Bispo Diocesano de Eunápolis e Diretor Espiritual Regional NE3 dos Encontros de Casais com Cristo, que veio a Salvador especialmente para esse evento.

Dom Jose Edson - Diretor Espiritual NE 3 do ECC

Mural 30 anos ECC

A noite foi dedicada aos 30 anos do ECC e às Irmãs da Congregação das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus (Convento do Desterro) e tivemos a presença da Irmã Superiora, Luzia Ferreira Pereira e as Irmãs Maria da Penha, Tânia Cristina, Maria Madalena, Isabel de Jesus,Maria Cristina e Maria Lúcia (Mata S.João)

Irmas do Desterro tambem foram homenageadas

Foram convidados especiais Padres e representações das Paróquias que foram afilhadas de nossa Paróquia na implantação do ECC como São Pedro, Santo Antonio Além do Carmo, Cristo Operário (Castelo Branco), São Paulo Apóstolo (Iapi), São José Operário (Pernambués), Santa Tereza D’Avila (Luis Anselmo) Santo Amaro de Ipitanga, Senhor dos Passos (Feira de Santana), São Francisco (Paulo Afonso), Nossa Senhora das Grotas (Juazeiro), Nossa Senhora Rainha dos Anjos (Petrolina) e as Paróquias Co-irmãs na implantação do ECC em Salvador, Chame-Chame e Vitória.

Estiveram presentes os Padres Amâncio Viana de Sena (Juazeiro), Mons. Gaspar Sadoc (Paróquia da Vitória), Pe. Osmar Junior (Dias D’Avila), Pe. Joelson Dias (Paróquia São João Evangelista – Vilas do Atlântico) Pe. Gilson Magno (Capela Bom Pastor – Brotas) , Pe. Domingos Sávio e representações paroquiais : Luiz e Dilma e Marivaldo e Meidinha (Santo Antônio), Alfredo e Lai e Edson e Jandira (Castelo Branco), Oscar e Gel (Iapi), César e Vilma (Pernambués), Luiz Alberto e Ana Rita (Luis Anselmo), Ademilson e Neide (Santo Amaro de Ipitanga), Graça e Nei / Fernando e Glória / Preto e Lu-G5 (Feira de Santana), José Luiz e Marlene e Luiz e Janete (Paulo Afonso), José Alírio (Petrolina), Alexandre e Analisa (Setor 4 Vitória e Chame-Chame), Augusto e Marlene (Dias D’Avila), Junior e Luciana (Nossa Senhora de Nazaré), Rui e Ed (Nossa Senhora da Saúde e Glória.

Dom Jose Edson inicia a celebracao

Também foram presença casais dirigentes arquidiocesanos: Francisco e Mariinha (Casal Regional Nordeste), Cleido Amância e Ana Cristina (Casal Arquidiocesano, ela comemorando aniversário), Euvaldo e Néia (Casal Secretário Arquidiocesano), Luiz e Dilma (Casal Setorial), Leal e Purificação (3ª Etapa).

Muito ligados aos Encontros de Casais com Cristo como Palestrantes, foram presenças Consuelo Medauar e Elias e Maria Dulce.

Prestigiando também a Festa, Martha Targino e Sônia Bastos, duas das responsáveis pela vinda do ECC para Salvador

Martha Targino e Sonia Bastos, duas das responsaveis pela vinda do ECC para Salvador

Irmandades presentes nessa noite: SS. De Bom Jesus dos Navegantes e Senhora Santana da Ilha de Maré; Nossa Senhora do Rosário da Paróquia da Vitória;  Bom Jesus dos Santos Passos e Vera Cruz;  Divino Espírito Santo de Santo Antonio Além do Carmo; São Benedito do Convento de São Francisco e SS. Sacramento e Santo Antonio.

 Paulo e Ruth Serrano comentaram a Missa

Um momento de homenagem às Famílias

Homenagem à Familia - Almir, Mioma, filhos e neto

Ana Lucia e Roberto leram as preces

Ministros - Celebração dos 30 anos ECC

A Equipe de Canto formada para o 39º Encontro de Casais com Cristo, à realizar-se em setembro assumiu os cânticos da noite.

Equipe de Canto do 39º ECC - Animação total

Aloisio, Evé, Maurício, Nilo e Humberto dando força aos 30 anos do ECC

A Equipe de Acolhimento e Ornamentação - Sempre ativos e alegres.

Equipe de Acolhimento - Ativos e sempre  alegres

Dom Jose Edson e Padre Abel num outro momento

O homenageado, Dom José Edson Santana Oliveira, Diretor Espiritual Regional Nordeste 3 dos Encontros de Casais com Cristo,  foi saudado por Ribeiro, Presidente com Bela da Festa da Padroeira este ano, que destacou a importância do ECC em trazer os homens para a Igreja, além da aproximação dos casais afastados e evangelização das famílias. (Ver saudação na íntegra na seção “artigos”). Ao final da saudação foi entregue a Dom José Edson uma imagem de Senhora Sant’Ana.

Presidente da Festa fez a saudacao a Dom Jose Edson

Dom Edson e o Presidente da Festa

Casal Vice Presidente da Festa, Luciano e Luciana, entregam a Dom Jose Edson uma imagem de Santana

Convidado a fazer uma oração ao final da celebração, Mons. Gaspar Sadoc da Natividade, único dos Padres que implantaram o ECC em Salvador, vivo, deu um testemunho da importância do ECC, de maneira vibrante, emocionando a todos.

A Igreja em Salvador deve ser classificado como “antes” e “depois” do Encontro de Casais com Cristo, disse ele. E continuou: o ECC mudou o rosto da Igreja, antes com fiéis quase exclusivamente mulheres, trazendo homens e casais para seu seio. E concluiu de modo vibrante: “Eu testemunho, eu juro, eu atesto”.

Para coordenar essa celebração especial foi constituída uma Comissão Preparatória dos 30 anos do ECC, sendo coordenadores o casal  Lívio e Rose  (Casal Fichas do G5).

Foi um trabalho árduo organizar a festa, emitir convites, fazer confirmações de presenças etc. Reconhecendo o esforço desse casal, ao final da celebração Pe. Abel fez chegar também a eles uma imagem de Senhora Sant’Ana igual à ofertada ao Homenageado da noite , Dom José Edson.

Padre Abel cumprimenta Livio e Rose  Coordenadores da Comissão 30 anos ECC

Destacamos aqui os nomes dos casais que fizeram o 5º ECC (Maio/79 - 1º Paroquial de Sant’Ana) há 30 anos atrás e que se mantém ainda ativos na Paróquia: André e Iara, Celso e Nayá, Edson e Irinéa, Joana Angélica (Eduardo in memoriam), Humberto e Marlene, Elena Escariz (Manoel, in memoriam), Jatobá e Têka, Ana Maria Ferreira (Renato, in memoriam), Graciema Pereira (Renato, in memoriam), Roberto e Ana Lúcia ,Sérgio e Ana Lúcia.

Em Outubro (6º ECC, 2º Paroquial de Sant’Ana), outro grupo de casais completam 30 anos: Aldemir e Gilda, Alfredo e Carmem, Almir e Tânia, Álvaro e Bel, José Torres (Zininha, in memoriam), Orlando e Miriam, Silvio e Lenilde e Roque Lê (Eufrosina, in memoriam). Viúvo, Roque Lê ordenou-se Padre.

Alguns casais do 1º ECC Paroquial de Santana

Casais que fizeram o 1º ECC Paroquial de Santana

Após a celebração foi oferecido um  lanche aos presentes, na Sacristia da Igreja.

3º DIA DO TRÍDUO – Sábado 25/7

A Missa das 9:00h foi dedicada especialmente às crianças, às catequistas e aos alunos da Escola Paroquial. Alegremente ornamentada a Igreja recebeu um grande número de fiéis e muitas crianças. A Missa foi presidida pelo Pe. Joelson Dias da Silva (que vem presidindo também a Missa das Crianças aos Domingos). No final da celebração Padre Abel homenageou duas crianças que aniversariavam naquele dia, abençoando-as e entregando a cada um uma imagem pequena de Senhora Sant’Ana.

Missa Especial Dedicada as Criancas

Crianças da Escola Paroquial estiveram presentes

Pe. Abel abencoa criancas aniversariantes apos entrega imagens de Santana

À noite (18:30h) , teve como tema a Virtude Teologal da Caridade,  sendo o Pregador o Cônego Edson Menezes da Silva , Reitor da Basílica do Senhor do Bonfim.

Os homenageados da noite foram o Corpo Médico da Cruzada Social, a Dispensa Santo Eugênio e o Breshop de Sant’Ana, pela dedicação com que vem  realizando a ação social da Paróquia. Estiveram presentes a Drª Cremilda Costa de Figueiredo e Dr. José Costa (Corpo Médico), Eduardo e Diva Ferreira (Representando Sicinho e Marta, casal coordenador do Grupo Cristo Luz e Esperança responsável pela Dispensa Santa Eugênio) e Maria José Vieira (Brechó)

A noite foi dedicada a todos que atuam na área social e caritativa da Paróquia, aos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, a Irmandade do SS Sacramento e Sant’Ana, ao Apostolado da Oração, à Legião de Maria e aos Conselhos Paroquiais de Pastoral e de Economia.

Estiveram presentes as Irmandades do SS Sacramento e N.S. da Conceição da Praia, SS Sacramento e N.S. do Pilar, SS Sacramento e N.S. da Penha de França, Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Boa Viagem, Irmandade Sr. Bom Jesus dos Santos Passos da Ilha.

 

Ao final da celebração os homenageados foram saudados por Theó Campos e receberam, cada um, uma imagem pequena de Senhora Sant’Ana. (ver íntegra da saudação na seção “artigos” deste site)

 

DIA DA FESTA DA PADROEIRA 2009 – 26/7

O dia começou com a grande alvorada de fogos e repicar de sinos às 6:00h.

Foram realizadas 6 Missas (6:30h / 08:00h / 09:30h / 12:00h / 16:30h / 19:00h), e a Igreja ficou superlotada.

Até os corredores da Igreja ficaram cheios

Dia 26 - Igreja lotada em todas as Missas, até nos corredores

Em todas as Missas a presença alegre dos Coroinhas

Coroinhas foram presença alegre em todas as Missas

Visão do Altar Mór no dia da Festa

Altar Mor no dia da Festa

Altar Mor Dia da Festa 2

Padre Abel - presença ativa em todas as Missas

Padre Abel - Presença em todas as Missas do dia 26

Às 06:30h sob a Presidência do Vigário Padre José Abel, dedicou-se a Missa aos aniversariantes do dia, as mulheres que tem o nome de Ana e aos demais devotos de Sant’Ana.

Intensa afluência dos fiéis na Missa de 6:30h

Intensa afluencia de fieis na Missa de 6,30

Ofertório visto do alto

Missa das 6,30 - Ofertório visto do alto

Foi tanta gente que a aspersão com água benta aconteceu também fora da nave central

Foi tanta gente que a aspersao aconteceu tambem fora da nave

Às 08:00h a Presidência coube ao Padre Luis Moreira Simões de Oliveira, Pároco de Nossa Senhora da Vitória e foi dedicada à Comunidade Paroquial da Vitória e demais devotos de Sant’Ana.

Missa das 8:00h - Igreja também lotada

Missa das 8,30 - Igreja também lotada

Padre Luis Simões inicia a celebração

Padre Luis Simões inicia a celebração

Estiveram presentes Dona Arlete Magalhães, Srª Bebel Dantas, Ângelo e Ana Maria Calmon de Sá, Celeste Galvão (Presidente do Apostolado da Oração na Paróquia de Vitória), Srªs. Gilca, Doralice e Ivete (Comitiva de Pe. Luis Simões)

Missa das 8h -Presenças ilustres

Missa das 8h - Outras presenças ilustres

Ao final da celebração foi prestada uma homenagem ao Padre Luis Simões pelos seus 25 anos de ordenação sacerdotal, tendo sido saudado pelo casal Vice-Presidente da Festa de Sant’Ana 2009, Luciano e Luciana , e recebendo um belo arranjo de flores. (Ver íntegra da saudação na seção “Artigos”)

Às 09:30h a Missa foi presidida por Frei José Ruy Lopes e dedicada às Professoras, Catequistas, e Religiosas do Convento do Desterro, Pupileira, Sacramentinas, Salete e demais devotos de Senhora Sant’Ana.

Frey Ruy Presidiu a Missa das 9,30h

 

Estiveram presentes a Srª Maria Tereza (Obras Sociais Irmã Dulce), Irmã...  Luzia Ferreira Toledo (Desterro), Irmã.Superiora (Salete)

Às 12:00h, Presidida por Pe. Manoel da Paixão Gomes do Prado a Missa foi dedicada às Avós e demais devotos de Sant’Ana. Foi um agradável reencontro da Comunidade com o “Padre Manoelzinho”, que militou anos atrás em nossa Paróquia, ainda como seminarista.

Padre Manoel do Prado Presidindo a Missa das 12h

Às 16:30h, Missa dedicada aos benfeitores e fiéis falecidos devotos de Senhora Sant’Ana, Presidida pelo Pe. Gilson Magno.

Durante todo o dia foi intensa a presença de fiéis, vinda de toda a Cidade, demonstrando a grande devoção popular nutrida por Senhora Sant’Ana.

Missas do dia 26 - Fiéis chegam em grande numero o dia inteiro

A devoção do povo a Senhora Santana -

Devoção do povo a Senhora Santana

Fato a registrar é a presença de Dona Eunice Ferreira do Espírito Santo, 88 anos, que com sua filha Luciene Valter da Silva, ofereceram mingau gratuitamente, na porta da Igreja. Numa rápida entrevista feita por Ribeiro (Pascom) ela informou:

Todo ano acorda às 3 h da manhã para preparar o mingau. Um dia antes, sua filha Luciene faz as compras na feira.

  • Foi uma promessa que fez de, enquanto viva, oferecer o mingau no dia da Festa de Sant’Ana.
  • Começou a fazer isso em 1985, quando tinha 56 anos, portanto há 24 anos.
  • A promessa foi feita num momento de grande atribulação e dificuldade, na expressão dela “desespero de vida”, tendo pensado até em suicídio. Pediu proteção a Sant’Ana para sua carente família.Diz que conseguiu até construir uma casa para a filha casada.

 

  • Done Eunice e a filha Luciene - Mingáu de Santana ha 24 anos

Dona Eunice e a filha Luciene começam a distribuir o mingáu

  • Dona Eunice e filha começam a distribuir o mingau

Mingau de Santana é servido na porta da Igreja

Culminando os festejos, às 19:00h aconteceu a Solene Concelebração Eucarística em Honra da Excelsa Padroeira Senhora Sant’Ana e São Joaquim, Missa presidida por Dom Gregório Paixão, OSB, Bispo Auxiliar de nossa Arquidiocese. Os cânticos ficaram ao cargo do Coral de Sant’Ana. Concelebraram com Dom Gregório, Pe. Abel, Pe. Luis Simões, e Padre Joelson.

Estiveram presentes o Dr. Fernando Schmidt, representado o Governador Jaques Wagner, Sr. Francisco Portugal, Diretor do Museu de Artes Sacras e representante do Reitor da Universidade Federal da Bahia, Cel Zeliomar, representando o Comando Geral da Polícia Militar e familiares de Pe. Abel.

Ao final da celebração, Dom Gregório foi saudado em nome da Comunidade Paroquial, por Arnóbio Oliveira (ver íntegra da saudação na seção “Artigos”) e recebeu uma imagem da Senhora Sant’Ana entregue pelo Casal Presidente da Festa de Sant’Ana, Ribeiro e Bela.

Também ao final, Pe. Abel fez a entrega de uma imagem de Senhora Sant’Ana a Ribeiro e Bela e Luciano e Luciana, respectivamente Casal Presidente e Vice-Presidente da Festa da Padroeira 2009, enaltecendo o trabalho por eles realizado bem como das Comissões criadas para preparar a Festa, convidando-os todos ao altar mor . Coordenaram essas Comissões os casais Aldemir e Gilda Cunha (Infra-Estrutura),Luis e Juciara (Subcomissão de Segurança), Gabriel e Maria José (Subcomissão de Limpeza),  Edwin e Aninha Isensèe (Liturgia), Edson e Iacy Lima (Tesouraria), Fernando e Solange D’Almeida (Eventos), Livio e Rose Pezzano (30 anos do ECC e a Subcomissão de Som e Iluminação), Nélio e Regina Amado (Acolhimento e Ornamentação), Terêncio e Regina Costa (Comunicação) e Osmar e Chika Silva (Secretaria).

Foi também anunciada por Pe. Abel a composição da grande Comissão Preparatória da Festa de 2010, comemorativa dos 250 anos da Igreja Matriz , que terá como Presidente o casal Armindo e Adélia, Vices-Presidentes os casais Fernandinho e Nazaré Imbassahy e Aloysio e Relma, e Coordenadores das diversas Comissões os casais:

Encerrada a celebração aconteceu um jantar de confraternização, no Restaurante “Boi Preto”, organizado num esquema de “adesão”,  do qual participaram o Vigário, Padre José Abel, o Bispo Auxiliar Dom Gregório Paixão, Cônego Edson Menezes, Padre Joelson, Padre Luis Simões , os casais Ribeiro e Bela, Luciano e Luciana, Lívio e Rose, Edwin e Aninha, Osmar e Chika, Paulo e Ruth, Aloysio e Relma, Luis e Juciara, Fernando e Solange, Cid e Gagá, Téo e Regina, Armindo e Adélia, Arnóbio e Telma

Foto 1 - Jantar de Confraternização

Foto 2 - Dom Gregório, Pe. Edson e Pe. Abel

Foto 3 - Livio e Rose - Comissão 30 anos do ECC e Som e iluminação

Foto 4 - Aldemir e Gilda - Comissão de Infra-Estrutura

Foto 5 - Luciano e Luciana - Casal Vice Presidente Festa da Padroeira 2009

Foto 6 - Martha (Pascom) e Iracema (Liturgia das 18h)

Foto 7 - Nélio e Regina - Comissão de Acolhimento e Ornamentação

Foto 8 - Osmar e Chika - Comissão de Secretaria

Foto 9 - Ribeiro e Bela - Casa Presidente Festa da Padroeira 2009

Foto 10 - Téo e Regina - Comissão de Comunicação

 

J U N H O / 2009

FESTA DO CORAÇÃO DE JESUS – No dia 5 de junho, primeira sexta-feira do mês, com a presença de Dom Gregório Paixão, OSB, Bispo Auxiliar de nossa Arquidiocese, aconteceu a celebração da Festa do Coração de Jesus, excepcionalmente neste mês no horário das 19h00minh.. Tema da noite: “Mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e as põem em prática” (Lc 11,26)

  • ENCONTRO DE NOIVOS – No dia 7 de junho, Domingo, o Grupo Esperança Renovada, coordenado por José Miguel e Theó, promoveu no Desterro, mais um Encontro de Noivos.
  • DO COUVERT AO CAFÉ – No dia 09 de junho, no restaurante Alfredo Di Roma, jantar em benefício da Festa de nossa Padroeira. Trata-se de um dos eventos que a Paróquia realizou no lugar do tradicional “Forrojão” que este ano não pode ser realizado.
  • TRÍDUO DE SANTO ANTONIO – Nos dias 9,10 e 12 de junho, sob a coordenação de Ana Maria Pereira, aconteceu o Tríduo Preparatório à Festa de Santo Antonio, sempre às 08h00minh na Matriz. A Missa da Festa foi realizada no dia 13 de junho, sábado, às 18h00minh.
  • FESTA DE CORPUS CHRISTI – No dia 11 de junho o Dia de Corpus Christi teve a seguinte programação:
  • 07:30h – Louvor e Adoração ao Santíssimo
  •               Animação de Aldemar Rios (Rádio Excelsior) e Aloísio
  • 08:30h - Missa Festiva
  •               Pregador : Pe. Maurício Ferreira
  • CASAMENTO – Dia 12 de junho casou-se na Capela Sagrada Família (Doroteias) Jamili e Luciano, este filho do casal Magno e Deni membros do Grupo Esperança Renovada (Encontro de Noivos)
  • PADRE LUNA – Em 6 de maio completou-se 2 anos de falecimento de nosso sempre lembrado Pe. Luna. Dia 26 de junho, dia de seu aniversário, rezou-se por ele em Missa que foi celebrada às 08:00h. A Pastoral Familiar prestou-lhe uma homenagem em um artigo especial.( Veja a seção “Artigos” neste site)
     
  • CASAMENTO DE ANA CRISTINA E PAULODia 27 de junho, no Convento Santa Clara do Desterro, aconteceu o enlace de Ana Cristina e Paulo, ela filho do casal Geraldo e Tereza Barreto (Catequese Paroquia

 

MAIO 2009

FESTA EM HOMENAGEM ÀS MÃES – Com grande sucesso realizou-se no dia 8 de maio último (sexta-feira), no Hotel da Bahia, a Festa em homenagem às mães coordenada pelo casal Fernandinho e Nazaré Imbassahy (Núcleo de Eventos). Mais de quatrocentas pessoas compareceram e desfrutaram da Orquestra Fred Dantas durante toda a noite, até as 01:30 da manhã de sábado,  com um intervalo de cerca de 40 minutos para um show de Margarete Menezes. Bufet, jantar e refrigerantes estavam inclusos no preço dos ingressos cujas vendas se esgotaram.

MISSA ESPECIAL DO DIA DAS MÃES- No dia 10 de maio, domingo, a Pastoral Familiar, com a ajuda da Missa das Crianças, Equipe Central de Liturgia e Liturgia das 18h, patrocinou a celebração de uma Missa Especial em homenagem às Mães. Foi muito grande a presença de mães e a Igreja muito bem decorada para a ocasião, ficou lotada, todos participando de uma celebração muito bonita. A Pastoral Catequética juntou-se à homenagem aproveitando a data para apresentar as crianças que estão se preparando para a Primeira Eucaristia.

PEREGRINAÇÃO – No dia 13 de maio, Padre Abel liderou uma comitiva de paroquianos devotos de Nossa Senhora de Fátima até o Santuário de Fátima, no Garcia.

DISPENSA SANTO EUGÊNIO – No dia 16 de maio, sábado, o Grupo Cristo Luz e Esperança, coordenado por Sicinho e Marta, procedeu mais uma vez á entrega das cestas básicas a idosos pobres, cadastrados no programa.

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS – ANIVERSARIANTES DO MÊS E DIZIMISTAS Como acontece agora todos os meses, no dia 23, sábado, 18h00minh, as Pastorais do Dízimo e Familiar promoveram a Missa de Ação de Graças pelos aniversariantes do mês de maio e os Dizimistas em geral.

FALECIMENTOSDia 20, faleceu a Srª Marize Stanch da Silva, irmã de Diva Ferreira (Oficina de Oração e Vida) e no dia 23, a Srª. Nívea Martins de Faria, mãe de Cid (de Gagá).

COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA / PENTECOSTES

O encerramento do Mês de Maria aconteceu no dia 30 e 31 de maio , com a coroação de Nossa Senhora, nas Missa das 18:00h (Sábado) 07:30h e 09:30h  (Domingo). Durante o mês em todos os sábados às 17:30h e domingos às 07:00h houve recitação do Terço.

Também naqueles dias e horários celebrou-se solenemente a Festa de Pentecostes.

Vejam cobertura fotográfica.

MARTA ABREU – DESEMBARGADORA

Ainda no Mês de Maio, Maria Marta Karaoglan M. Abreu (Missa das Crianças) foi escolhida pelo Governador numa lista tríplice e tomou posse formal no Tribunal de Justiça do Estado,  como Desembargador. Em Junho deverá haver a solenidade, Parabéns Marta !

Via Sacra no Jardim Baiano
via_sacra_jardim-baiano_2009_mini

 

ABRIL / 2009

VIA-SACRA - Momento marcante de oração, uma Via-Sacra preparatória à Semana Santa aconteceu no Jardim Baiano no último dia 02 de abril. Com participação dos moradores do bairro, a iniciativa teve uma repercussão excelente. Parabéns à Equipe de Liturgia da Paróquia, bem como ao Grupo São Paulo e São Tiago, responsáveis pelo evento.

MISSA DO CORAÇÃO DE JESUSComo de hábito, no dia 3 de abril, primeira sexta feira do mês, aconteceu a Missa em honra do Sagrado Coração de Jesus promovida pelo Apostolado da Oração, seguida da exposição do Santíssimo.

DOMINGO DE RAMOS – BÊNÇÃO E PROCISSÃODe maneira intensa, fervorosa e bonita aconteceu no dia 5 de abril a Missa de Ramos. Neste ano, bênção e procissão, aconteceram em todas as Missas; sábado 18h, domingo 7:30 e 9:00h.

CELEBRAÇÃO PENITENCIAL – NOITE DO PERDÃO E DA MISERICÓRDIA

Como parte importante na preparação da vivência plena da Semana Santa, aconteceu no dia 06 de abril a Celebração Penitencial. O evento que teve uma expressiva participação dos fiéis foi rico em espiritualidade e contrição.

NASCIMENTO – Nasceu dia 7 de abril, Rafael, filho de Tatiana e Marcelo.  Mais um neto para Carlinhos e Virgininha.

RETIRO QUARESMAL - O RETIRO QUARESMAL das quartas-feiras, iniciado no dia 4 de março e encerrado no último dia 8 de abril, já entrou definitivamente para o nosso calendário quaresmal. Os temas tratados por Pe. Abel foram muito bem escolhidos e mereceram aprovação de todos aqueles que lá estiveram. Parabéns!

BODAS DE OURO Paulo e Ruth celebraram no último dia 21 suas Bodas de Ouro em Missa presidida por Pe. Abel na Igreja da Vitória, Igreja em que eles receberam o Sacramento do Matrimônio.

BODAS DE PRATA SACERDOTAL - A Paróquia de Sant’Ana através de Pe. Abel e vários paroquianos, esteve presente nas comemorações de Bodas de Prata Sacerdotal do Padre Luis Simões. Após a celebração, os irmãos da Paróquia da Vitória ofereceram uma festa muito bonita no Iate Clube.

Digitalizar0002-1

M  A  R  Ç  O / 2009

O dia 8 de março de 2009 amanheceu diferente: no Colégio do Salete, sob o comando do querido Pe. Abel, paroquianos das idades as mais diversas, disseram “SIM” ao convite recebido de comparecerem à ASSEMBLÉIA PAROQUIAL 2009. O clima era de reencontro- após férias merecidas - e a alegria estava no ar.

Circulavam por lá casais do ECC, integrantes do Coral de Sant’Ana, do Apostolado da Oração, da Irmandade, da Legião de Maria, da Escola Paroquial, crianças e jovens, funcionários, enfim representantes dos mais diversos segmentos paroquiais.

A manhã começou com a Santa Missa, toda ela dedicada à mulher, já que tudo acontecia no DIA INTERNACIONAL DA MULHER,

Em seguida, Alfredo Oliveira, com a clareza que lhe caracteriza, proferiu uma palestra sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2009, fornecendo subsídios, conhecimentos e práticas que auxiliam na busca da verdadeira segurança pública e na construção da paz ue é fruto da justiça.

Após um delicioso café, a mulher foi mais uma vez homenageada com uma projeção especial e sorteios.

Pe. Maurício, do Seminário Central, foi o responsável por mais uma palestra, agora sobre o tema “A missão da Palavra de Deus na vida da comunidade paroquial a partir do Sínodo da Palavra. Com entusiasmo e convicção, conseguiu motivar a comunidade para algumas intervenções, sempre valorizando o lugar que aPalavra dee ocupar na nossa vida. Destacou também, a “não heroicidade” na santidade, relacionando dificuldades e oportunidades que o cristão enfrenta na vivência da Palavra.

Depois de uma partilha comunitária, foi a vez de Jorge, da Pastoral do Dízimo, dar o seu recado, de forma espirituosa e fraterna.

Elias Darzé, continuando, fez o lançamento do seu livro “Os doze apóstolos de Jesus”, trabalho minucioso e competente, cuja renda será revertida para a Paróquia e suas obras sociais.

Mis novidades vieram: o lançamento do novo site da Paróquia e distribuição do novo Calendário Paroquial/2009 e do jornal Sant’Ana Hoje.

As atividades foram encerradas com um almoço partilhado e comum, em clima de total descontração.

Deixou saudades a Assembléia Paroquial 2009, pela oportunidade de congraçamento dos paroquianos, pela formação e informação que proporcionou e, principalmente, como forma de testemunho de que a Paróquia de Sant’Ana é uma Paróquia viva e atuante,

CASAMENTO - Parabéns a Paulo e Ruth Serrano pelo casamento do caçula André com Priscila, no dia 14 de março, no Museu de Arte Sacra. Muitas felicidades aos noivos...

MISSA DAS CRIANÇASCom muita alegria e entusiasmo, o Grupo Cruzadinha deu início no dia 15 de março às celebrações da tão querida Missa das Crianças.

BENÇÃO DO APARTAMENTO PAROQUIAL - No dia 17 de março passado, o Cardeal Dom Geraldo Magella abençoou o novo apartamento paroquial, tendo, na ocasião, proferido palavras de reconhecimento ao trabalho de Padre Abel e de todos aqueles que colaboraram para a reforma do imóvel. Foi servido um gostoso café da manhã. Estiveram presentes também os bispos Dom Josafá Menezes e Dom Gregório Paixão, Pe. Luís Simões, casais Osmar e Chika, Teo e Regina, Leopoldo e Lalá, Aloysio e Relma, Jorge e Binha, Nélio e Regina, Ribeiro e Bela, senhoras Miota Navarro de Brito, Bebel Dantas (da Paróquia da Vitória) e Adélia Carvalho e os senhores Roberto Dias, Carlos Cunha e Alberto Neves. 

DIA DE SÃO JOSÉ - Com uma missa festiva, a nossa paróquia festejou o “Dia de São José”, no dia 19 de março passado.

SARAPATEL PAROQUIAL - Sucesso total o primeiro “sarapatel paroquial”, ocorrido no dia 21 de março passado, no terraço do apartamento paroquial. Os presentes, em bom número, ficaram encantados com o local e já se preparam para o próximo, excelente oportunidade de confraternização, a preço de custo. Padre Abel idealizou este evento para que toda a grande comunidade pudesse conhecer o novo apartamento paroquial.

CATEQUESE PAROQUIAL – No dia 28 de março foi iniciada efetivamente a preparação para as crianças que irão fazer a Primeira Eucaristia. Antes previsto para 14/3, naquele dia houve inscrições e entrevistas. Nos dias 20,21 e 22 toda a Equipe de Catequese participou de um aprofundamento (reciclagem) promovido pela Equipe Arquidiocesana de Catequese. Para a preparação, que acontece aos sábados, das 8:30 às 11:00h, estão inscritas e participando 15 crianças e 5 mães (que também irão fazer sua Primeira Eucaristia.

ENCONTRO DE NOIVOS - Sob  reponsabilidade do Grupo Esperança Renovada, a Paróquia patrocinou no dia 29 de março mais um Encontro de Noivos no Convento do Desterro. Foi o primeiro deste ano e 103º que o Grupo realizou. Participaram do Encontro 12 casais e 1 noiva, sendo palestrantes Ronaldo e Nadja (Amor e Casamento), Elias Darzé (Sexo e Amor no Casamento), Consuêlo Medauar (Família no Mundo de Hoje) e Abílio e Regina Bittencourt (Casamento no Plano de Deus). O próximo será no dia 7 de junho e este ano além deste serão realizados mais dois Encontros.

 

 

MEMÓRIA DO PASSADO - NA PARÓQUIA

 

 

Há quase 88 anos

Em 02.07.1922 é instituído na Paróquia, por Padre Francisco Ayres de Almeida Freitas, o APOSTOLADO DA ORAÇÃO.

Há 83 anos.

Em 13.02.1926 Padre Francisco Ayres de Almeida Freitas cria a ESCOLA PAROQUIAL DE SANT’ANA.

Há 62 anos

Em 26.07.1947 é criada pelo Cônego Francisco Ayres de Almeida Freitas a DISPENSA SANTO EUGÊNIO. Seus fundadores: além do Cônego, Carmelita Nobre Ferreira, Isaura Andrade e Marília Benício dos Santos.

 

Fizeram o 1º ECC: Alaor e Mabel Castro, Leopoldo e Lalá (Círculo Violeta/Humildade, coordenado por John e Marília),  João Augusto Didier e Maria Dulce Didier, (Círculo Rosa/Criação, coordenado por Roberto e Miriam) Jorge e Julieta Souto Maia, Carlito e Nise, Aloisio e Relma, Antonio Carlos e Zaide (Círculo Azul/Andorinha,coordenado por Oswaldo e Mildred) Jorge e Anna Maria Studart (Círculo Marrom/Harmonia, coordenado por Veriano e Maria Izabel) Paulo e Ruth Serrano,  Dione e Namil Costa, (Círculo Verde/Esperança – coordenado por Salim e Maria Luiza)

Deram Palestras no 1º ECC : Ivan e Sônia Bastos (Casal Cristão no Mundo de Hoje)

Há quase 33 anos

Em 10, 11 e 12.06.1977 é realizado em Salvador, o 1º ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO. Foi realizado pelo Movimento Familiar Cristão, a nível Arquidiocesano e patrocinado por 3 Paróquias: Santíssimo Sacramento e Sant’Ana (que o trouxe de São Paulo), Nossa Senhora da Vitória e Chame-Chame.

O Encontro foi coordenado pelo casal Rita e Antonio de Medeiros Neto (São Paulo) e teve como Diretores Espirituais os Padres Aloysio Penna e Guy Ruffie (São Paulo),Pe. Luis Tarcisio Araújo (Rio de Janeiro), Monsenhor Gaspar Sadoc da Natividade, Pe. José Gilberto de Luna, Mons Carlos D’Ultra Gaesebilin (Salvador) e o Minorista José Almeida Teixeira, representante da Arquidiocese.

Trabalharam no 1º ECC: José Guido e Martha Targino, Irmã Maria Graziano do Coração de Jesus (Retiro de São Francisco), Levy e Ana Maria Pereira, Valdir e Alice Gordilho, Ivan e Sônia Bastos, Vicente e Eliana Mattos, Gabriel e Maria José Vieira e Sérgio e Vânia Almeida.

Fizeram o 1º ECC: Alaor e Mabel Castro, Leopoldo e Lalá (Círculo Violeta/Humildade, coordenado por John e Marília),  João Augusto Didier e Maria Dulce Didier, (Círculo Rosa/Criação, coordenado por Roberto e Miriam) Jorge e Julieta Souto Maia, Carlito e Nise, Aloisio e Relma, Antonio Carlos e Zaide (Círculo Azul/Andorinha,coordenado por Oswaldo e Mildred) Jorge e Anna Maria Studart (Círculo Marrom/Harmonia, coordenado por Veriano e Maria Izabel) Paulo e Ruth Serrano,  Dione e Namil Costa, (Círculo Verde/Esperança – coordenado por Salim e Maria Luiza)

Deram Palestras no 1º ECC : Ivan e Sônia Bastos (Casal Cristão no Mundo de Hoje)

Há 31 anos

Nos dias 4 a 6.05.1979 aconteceu o 5º ECC, mas que correspondeu ao 1º ECC realizado pela Paróquia de Sant’Ana sozinha. Nos anteriores foram realizados a nível Arquidiocesano e patrocinados pelo Movimento Familiar Cristão. O Encontro foi coordenado pelo casal Guido e Marta. Coordenaram as Equipes: Ivan e Sônia Bastos, Jorge e Anna Studart, Jorge e Binha, Adriano e Nazaré, Alaor e Mabel, Lívio e Rose, Osmar e Chika, Sérgio e Vânia, Abílio e Regina, Paulo e Ruth Serrano.

Fizeram o Encontro: 53 casais: André Luiz e Iara Sampaio, Arudy e Sônia Pena Costa, Celso e Nayá Barbosa, Edson e Irinéa Cunha, Eduardo (+) e Joana Angélica Vianna, Gabriel (+) E Kantu (+), Humberto e Marlene Jorge, José Alírio e Gicélia, Manoel (+) e Elena Escariz, OSWALDINO E Teresinha Jatobá, Reinaldo e Lúcia Estrela,Renato(+) e Ana Maria Ferreira, Renato (+) e Graciema Pinheiro, Roberto e Ana Lúcia Dias, Sérgio e Ana Lúcia Correia.

No mesmo ano, 5 a 7/10.1979 aconteceu o 6º ECC e 2º de Sant’Ana. O Encontro foi coordenado por  Carlito e Nise e as Equipes coordenadas por Carlinhos e Virgininha Cunha, Arnóbio e Telma, Levy e Anna Maria, Alaor e Mabel, Edwin e Aninha, Vicente e Elliana, Leopoldo e Lalá, Osmar e Chika, Fernandinho e Nazaré, Antonio Carlos e Zaide.

Hà 30 anos

Nos dias 25,26 e 27 de abril de 1980 realizou-se na Casa de Retiro de São Francisco o 7º Encontro de Casais com Cristo, coordenado pelo casal Abilio e Regina Maria Bittencourt. As equipes foram coordenadas por Sérgio e Vâni, Fernandinhoi e Nazaré, Renato (+) e Ana Maria, Aliomar e Maria Isabel, Alaor e Mabel,Jorge e Anna Maria, Carlos Alberto e Lucinha, Gabriel eMaria José, Renato (+) e Esther Athayde, Ruy e Terezinha Krull, Guido (+) e Martha, Jorge e Binha, Antonio e Áurea, Gedeval e Olga e Adriano e Nazaré.. Fizeram o Encontro 59 casais, entre eles, Alberto e Lêda; Álvaro e Marizete;Chetto e Helenaura;  Everaldo e Altair;  Humberto e Lucinha Castro; ; José e Letícia Costa; Nélio e Regina Amado.

 

Há 27 anos

03.03.1927 é instituída pelo Mons. José Gilberto de Luna a CRUZADA SOCIAL DA PARÓQUIA DE SANT’ANA. Entre os constituintes da Instituição, estavam: Levy e Anna Maria Pereira, Neida Brandão Kuhim de Souza, Álvaro e Maria Izabel Pontes, Gabriel e Maria José Vieira, Manoel Antonio Quadros de Aguiar, Joana Angélica Viana Ribeiro, Rosalvo Fonseca Peixoto, Aliomar e Maria Isabel de Castro Oliveira, Carlos e Virginia Maria Bernardo da Cunha, José Guido e Irene Martha Targino de Araújo,Alberto e Leda Santos, Jorge e Julieta Souto Maia, Alfredo de Castro Oliveira, Abílio da Silva Bitencourt, André Luis Lisboa Sampaio.

Sua primeira Diretoria: Presidente ; Mons. José Gilberto de Luna –1º Vice-Presidente: Abílio Bittencourt; 2º Vice-Presidente: André Luis Lisboa Sampaio – Secretário: Álvaro Manoel Ribeiro da Costa Pontes, Tesoureiro: Alfredo de Castro Oliveira.

Há 19 anos

De 26 a 28.04.1991 a Paróquia de Sant’Ana implantou o Encontro de Casais com Cristo na Paróquia de Santo Antonio Além do Carmo. O Assistente Espiritual foi o Padre Luna. Coordenaram o Encontro o casal Adilson e Lourdinha Baptista.

De 7 a 9/6/1991 a Paróquia de Sant’Ana implantou o Encontro de Casais com Cristo na Paróquia de Santo Amaro de Ipitanga. Os Assistentes  Espirituais foram o Padre João Abel, Padre Luna, Irmã Elizabeth Oliveira. Coordenaram o Encontro o casal Elias e Maria Dulce Darzé.